“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.” Com essa frase Émile Durkheim quis ressaltar a importância da educação herdada em casa e nas escolas para o futuro da criança, algo que diminui cada vez mais.

    A educação é um fator essencial na vida dos ser humano desde o princípio. Em 1549, quando os primeiros padres jesuítas chagaram no Brasil, os índios foram catequizados e instruídos por eles, além disso, filhos de colonos e novos sacerdotes foram também educados pelos padres. Tudo isso para que fossem adequados á sociedade política da época. É primordial recordar que ainda hoje as pessoas são educadas conforme a legislação exige.

    Por mais que, depois de tanto tempo, a instrução ainda seja tão essencial para todos, ela está sofrendo uma recaída. Acredita-se  que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela a população sequer muda. O ensinamento está ficando praticamente nulo, a cada dia é possível ver a ausência de interesse no aprendizado.

    Diante disso, soluções deveriam ser apresentadas para uma possível melhoria na educação. Como palestras nas escolas para os pais, relacionado  ao tema e campanhas mostrando  a importância do aprendizado para o futuro. Assim, o início para uma nação melhor já poderia ser visualizado. 

 

Rebeca de Andrade – 2º EM A