Com o intuito de tornar dinâmica a compreensão sobre os sólidos de revolução, foi proposto aos alunos que confeccionassem figuras planas, girando-as 360o em torno do próprio eixo. Por meio das manipulações e confecção de materiais concretos, os estudantes puderam perceber o efeito causado por tais movimentos. Essas figuras planas tornaram-se sólidos, Os sólidos de revolução.Compreendemos com este trabalho a ampliação gradativa da qualidade das aprendizagens conceituais dos estudantes e o desenvolvimento das competências do raciocínio matemático o que compõem a complexidade/riqueza do conhecimento matemático e a tomada de consciência do fato representado.A determinação do volume de cada sólido também foi contextualizado por cada aluno, os  cálculos por eles apresentados são conceitos básicos de geometria, e sua demonstração pode também evoluir de acordo com o grau de complexidade do elemento proposto. Exemplo:

aaaa3

Figura 1: Sólido de revolução gerado por uma função rotacional em torno do eixo-y. Fonte: http://cwx.prenhall.com/bookbind/pubbooks/thomas_br/medialib/trans/cap5.ppt