No dia 22 de outubro, os alunos do Ensino Médio apresentaram a dramaturgia de grandes obras literárias. A Mostra Literária tem como objetivo tornar a arte acessível a todos, pois a literatura mexe com a sensibilidade, emoções e produz reflexões.
Além disso, a literatura permite dar asas à imaginação e, parafraseando Camões, viajar a mares nunca dantes navegados.
Os mares explorados nesse dia, são:

1ª obra literária: Os Três Mosqueteiros

“Toda falsidade é uma máscara, e por mais bem-feita, sempre conseguimos, com um pouco de atenção, diferenciá-la do semblante verdadeiro”
A abertura ficou a cargo da turma do 1ºA, apresentando os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, com a filosofia: Um por todos e todos por um. A plateia saiu com algumas lições, como a importância da união para se vencer os obstáculos da vida; a luta pelo bem e a verdade. Uma excelente adaptação.

2ª obra literária: O Diário de Anne Frank.

“Vai e procura os campos, a natureza e o sol: vai, procura a felicidade em ti e em Deus. Pensa no que é belo e que se realiza em ti e à tua volta, sempre e sempre de novo. ”
Em seguida, pode-se prestigiar a obra O Diário de Anne Frank, releitura feita pelos alunos do 1ºB e C. A obra retrata-se uma triste realidade, comovente, de uma menina judia e sua família, vivendo o horror da segunda guerra mundial. Embora o perfil fosse de guerra, Anne Frank anima a todos em seus relatos otimistas e reflexivos.

3ª obra literária: O Alienista

“Mas há sempre um pouco de razão na loucura”
A próxima peça foi O Alienista, de Machado de Assis. O 2ºA recebeu a missão de representar a obra do maior escritor brasileiro, que leva o leitor a desconfiar de sua sanidade. Assim também ocorreu no decorrer da peça, o público analisava: será que somos todos Alienados? Os alunos levantaram temas polêmicos e comportamentais, comuns atualmente. O teatro contou com pitadas de drama e humor.

4ª obra literária: Os Miseráveis

“Julgar-se-ia bem mais corretamente um homem por aquilo que ele sonha do que por aquilo que ele pensa. ”
Na penúltima apresentação, o público pode prestigiar as encenações do 2ºB, com tradicional obra de Os Miseráveis, de Victor Hugo. Mostrando a triste história de Jean Valjean, condenado rigorosamente por ter roubado alimento para a sua família, história essa ocorrida no cenário de crescente desemprego, da fome, da crise na economia e das revoltas populares. Uma emocionante peça teatral, que contaram com lágrimas de emoção e aplausos.

5ª obra literária: Aquarela Jiquipanga

A Aquarela Jiquipanga é um musical com a temática circense, mas com uma abordagem aprofundada dos personagens, mostrando as vidas desafiadoras e estímulos para cada um seguir a sua carreira.
Uma peça com muito humor e brilhantismo, criada por Beatriz Borges e Karina Brandão e representada pelos alunos da turma. Nikolai, Luigi, Irineu, Clara e outros são personagens que representam perfis sociais do que encontramos no dia a dia, e que enfrentam os problemas de uma maneira bem leve e salutar.